957 leituras

Histórias de vida

Uma história é uma narração, um relato ou a exposição de acontecimentos, os quais podem ser reais ou fictícios. O conceito de vida, por outro lado, admite uma variedade de interpretações, mas, neste caso, faremos referência à vida em termos existenciais (www.conceitodehistoriadevida online).

Isto permite-nos deduzir que uma história de vida é um relato com os sucedimentos que uma pessoa viveu ao longo da sua existência. Naturalmente, esse relato nunca será exaustivo uma vez que é impossível contar cada acontecimento que ocorreu na vida de um sujeito desde o seu nascimento até o presente ou até à sua morte.

A história de vida, por conseguinte, costuma resumir os fatos mais relevantes da existência de um indivíduo. A escolha daquilo que é contado irá depender da ótica da própria pessoa (no caso de ser ela mesma quem esteja a falar) ou de quem estiver a contar a história de vida.

Podemos associar a história de vida à biografia, que é a narração escrita que resume os principais feitos da vida de uma pessoa no gênero literário em que se demarcam essas narrações.

Todas as pessoas têm a sua própria história de vida. Porém, é hábito que essas histórias se tornem públicas ou se convertam em biografias apenas nos casos em que o protagonista goza de popularidade ou de reconhecimento sendo que a sua vida se tornou interessante aos olhos da sociedade. Outro uso da noção de história de vida refere-se à história que, por algum motivo, marcou a vida de uma pessoa.

historias de vida

Segundo Ramalho (2012) as histórias de vida são entrevistas exaustivas com os atores sociais com objetivo de obter uma narrativa dos seus percursos de vida. Falar de investigação biográfica não é construir uma história ou uma biografia pessoal com fim terapêutico ou histórico, mas reelaborar uma nova vivência, partindo de fragmentos de vida que nos ajudam a dar um valor único, mas extrapolável para a compreensão da realidade comum a todos os atores sociais (CORTES, 2011, apud RAMALHO, 2012) comprometidos socialmente com os valores e com as mudanças do seu habitus. Estes depoimentos são, por norma, destinados a ser utilizados como forma de compreender aspetos básicos do comportamento humano (BOGDAN & BIKLEN, 1994 apud RAMALHO, 2012). Neste tipo de metodologia é importante o ponto de vista de quem está a narrar. Este tipo de investigação compreende um estudo aprofundado da vida de um indivíduo ou grupos de indivíduos. Este tipo de técnica encontra-se associado à hermenêutica, ou seja, à interpretação da informação (DELGADO, 2008, apud RAMALHO, 2012).

A história de vida aqui narrada, não atende a fins científicos, mas a uma experiência de vida bem vivida até o momento.

“Quem somos nós senão uma combinatória de experiências, informações, de leitura, de imaginações? Cada vida é uma enciclopédia, uma biblioteca, um inventário de objetos, uma amostragem de estilos, onde tudo pode ser continuamente remexido e reordenado de todas as maneiras possíveis” (ITALO CALVINO).

Marisa Claudia Jacometo Durante – Lucas do Rio Verde/MT – Brasil

Histórias de vida
Avaliação: 5 estrelas
Total de voto: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *