2.461 leituras

A maior dupla de mentirosos da história

A seguinte história se passa no interior do estado do Paraná, onde havia um barbeiro famoso por ser italiano, contador de histórias e muito mentiroso. Muitos dos seus clientes faziam a barba e cortavam o cabelo com ele, só para conhecer as novas mentiras que ele tinha inventado.  Seu nome era Antônio, tinha forte sotaque italiano e já levava mais de 20 anos trabalhando no mesmo local e contando uma história mais mentirosa que a outra. O fato é que Antônio era o melhor, o mais famoso, mas também o único barbeiro da cidade e isso lhe dava muita tranquilidade para trabalhar e cuidar de seus clientes com muito zelo, como sempre o fizera.

Entre as histórias mais famosas que Antônio contava era a que ele uma vez, na Itália viu um tatu tão forte que para fugir de um caçador fez um buraco no chão na beira de um rio e que esse buraco atravessou o rio e foi parar na outra margem.

– Esse buraco era tão grande e tão bem feito que com o tempo, os engenheiros da cidade descobriram e o usaram como túnel para os carros da cidade… a única coisa que eles precisaram fazer foi asfaltar e colocar iluminação, por que o resto estava pronto… Concluía Antônio.

O fato é que na cidade acabou chegando um outro italiano, muito mentiroso e que, também tinha um sotaque muito forte, mas que era dentista. Seu nome era Paolo e por ser o único dentista da cidade rapidamente ficou famoso, não só por seu trabalho, mas também por suas mentiras. Porém Paolo era diferente de Antônio pois gostava de contar histórias de sua vinda para o Brasil, e encantava seus clientes, quando as contava, deixando-os literalmente de boca aberta.

Entre as suas histórias mentirosas favoritas estava aquela que ele dizia que quando ainda vivia na Itália sua namorada, uma linda menina, terminou o noivado com ele e que, depois de tamanha decepção, ele acabou jogando a aliança de noivado no mar.

– Só de raiva! Dizia ele. Mas qual não foi minha surpresa quando 3 anos depois, fui a feira da cidade e depois de comer um gostoso pastel de queijo, decidi comprar um peixe para comer à noite com a minha nova noiva. Qual não foi a minha surpresa quando abri o peixe e na sua barrigada estava a minha aliança com o nome da minha antiga noiva gravada nela. Foi um susto muito grande, mas qual não foi ainda maior meu susto quando passados alguns dias a minha antiga noiva me pede para voltar com ela. Na verdade, eu entendi – concluía ele, que o peixe veio me avisar que ela queria voltar… Eu não acreditava na lenda do peixe sábio, que se conta na Itália, mas depois dessa, passei a acreditar completamente…

– Porém, continuava ele, a lenda do peixe sábio dizia que para tomar qualquer decisão a gente devia procurar o pai do peixe e se aconselhar com ele, e foi quando eu fiquei 3 dias inteiros embaixo da água tentando falar com o peixe sábio pai, que infelizmente não encontrei. E então não aceitei a antiga noiva e vim embora para o Brasil.

Como ao pouco tempo todos comentaram das mentiras de Paolo para Antônio, acabou criando-se uma verdadeira rixa entre os dois e num belo dia o prefeito se forçou a levar Paolo até a barbearia de Antônio, a fim de acabar com a querela.

Chegando lá eles se cumprimentaram com muita desconfiança e Antônio perguntou se Paolo queria cortar o cabelo. O prefeito disse que não que ele só queria ouvir uma história de Antônio, pois segundo todos sabiam ele era o maior contador de histórias da cidade. Foi quando Antônio começou a falar:

– Esta história não contei para ninguém ainda, pois é uma experiência muito pessoal. Quando vim da Itália para o Brasil, ao chegarmos ao porto tivemos que esperar a fila diminuir para descer do navio, e fiquei umas duas horas esperando, foi quando olho para trás e vejo que um rapaz vem nadando, sobe no convés do navio e, todo molhado fica ao meu lado esperando a sua vez na fila. Pergunto a ele se ele havia caído do navio, e ele me diz:

– Non, iovin nadando desde Italia, pos cheguei atrasado ao embarque e quando cheguei vocês ya tinham partido. Dai ioso segui o navio nadando…

Todos riram, e olharam para Paolo que ficou sério e falou:

– Mas eu acredito, mesmo. Pois não é que aquele rapaz era eu que perdi o navio por estar procurando o peixe sábio pai.

A partir daquela data, Paolo ficou conhecido como o maior mentiroso da cidade.

 

Autor
Meu nome é Er dos Reis, sou empresário, tenho 3 filhos e moro na cidade de Pinhão, no interior do estado do Paraná, no Brasil.

 

A maior dupla de mentirosos da história
Avaliação: 4.7 estrelas
Total de votos: 7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *