Num lugar bem distante, bem distante mesmo, creio que é o lugar onde o vento faz a curva, talvez, o lugar onde a caipora mora ou onde descansa o saci-pererê. Pode ser o lugar onde nasce ou onde morre o arco-íris.
Esse lugar existe e é cortado ao meio por um largo e profundo rio. E cada uma das beiras do rio, tem um nome, de um lado é o necessário e do outro lado, o Essencial.
A travessia entre o Necessário e o Essencial só se dá através de um pequeno barco e o passageiro é ou são os próprios condutores do barco.
Na constituição do lugar existem apenas duas leis. A primeira é
A Segunda lei é
Do lado conhecido como Essencial há três elementos fundamentais para o bom funcionamento de todas as coisas que há do outro lado conhecido como Necessário. Do lado conhecido como Essencial está a Vida, o amor e a felicidade.
Apesar de serem muito próximos, os três elementos que encontram-se isolados do lado Essencial, enfrentavam um grande problema, a segunda lei do lugar “o pequeno barco só pode transportar por vez, elementos que acumulem no máximo dez letras em sua descrição”. Caso descumpra essa lei, a pena é o naufrágio do barco e o consequente afogamento no fundo do largo e profundo rio, da vida, do amor e da felicidade.
Por anos os muitos moradores do lado conhecido como Necessário, sentiram a falta da vida, do amor e da felicidade. Simultaneamente, os elementos moradores do lado conhecido como Essencial, a vida, o amor e a felicidade, sentiram falta e preocuparam-se com o trabalho, o descanso, o progresso, a ciência, o ar, a água, o fogo …
Foi então, depois de muito tempo, que a vida decidiu seguir adiante apesar dos pesares e a felicidade já não era mais a mesma, mas seguia em frente, já o amor não, o amor não desistiu da travessia.
Depois de muito pensar, o Amor teve uma grande ideia.
Numa bela manhã ensolarada, bem cedinho, o amor chamou a vida e contou seu plano. De acordo firmado e com tudo bem planejado, deixaram a felicidade ainda dormindo e atravessaram para o outro lado, foram para o Necessário.
Lá chegando, o Amor ficou do lado necessário e a Vida voltou para o lado Essencial para buscar a felicidade.
Como a Felicidade tem 10 letras, juntas na mesma viagem, Vida e Felicidade, afundariam o barco. Então a Felicidade atravessou sozinha de encontro ao Amor que estava do lado Necessário.
Pela primeira vez, o Amor, a Vida e a Felicidade estiveram separadas.
Assim que chegou ao lado conhecido como Necessário, a Felicidade reencontrou o Amor que mal lhe abraçou e já rumou com o pequeno barco para o lado Essencial e pela segunda vez, o Amor, a Vida e a Felicidade estiveram separadas. Chegando o Amor no lado Essencial, abraçou a vida e a conduziu para o barco.
Atravessaram novamente para o lado conhecido como Necessário, onde finalmente, o Amor, a Vida e a Felicidade puderam juntar-se a todas outras coisas já existentes ali.
Passada a euforia, acalmado os corações, o lugar distante passou a ser conhecido como Humanidade.
Meu nome é Marcel Conceição Mota, tenho 41 anos, sou natural de Pau Brasil, na Bahia, mas moro em Santos, litoral de São Paulo e sou Professor.
* Fotos retiradas da internet.